O QUINZE - RAQUEL DE QUEIROZ
- Bruno Batista
- 8 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Lançado originalmente em 1930, "O Quinze" foi o primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz (1910-2003). Curiosamente a obra foi escrita por Raquel aos 19 anos de idade, nas madrugadas à luz de velas, ela produziu, influenciada pelo discurso da galera da Semana de Arte Moderna de 1922, Rachel traz para "O Quinze" o regionalismo, onde vai tratar de temas tão caros para os brasileiros mas principalmente para o povo nordestino.
A autora se utiliza do fenômeno mais tenebroso e triste da história do Nordeste brasileiro; a seca de 1915, é o pano de fundo da trama. Rachel de Queiroz fala nobremente sobre a situação de nordestinos diante dessa desgraça ambiental que fora a seca de 15. Apresentando tanto o acontecimento do Fenômeno climático e tudo o que ele produziu, como o descaso das autoridades frente a população mais carente.

A visão central da obra gira em torno do personagem de Chico Bento e é por ele que Rachel aborda o tema principal, tanto de sua obra, quanto do de próprio contexto histórico, nele é tratada a questão do retirante que teve que sair de tua terra por falta de trabalho, por conta da fome, “da morte da terra”.
Raquel trata também dos donos das terras e de gado que, enfrentam e assistem com total impotência quase tudo que têm se perder, em “O Quinze” Dona Maroca simboliza esse papel, tanto que chega ao ponto de sair de sua fazenda e se mudar para a cidade para evitar a dor de ver a força cruel e devastadora da natureza.
Em Conceição percebemos a coragem de Raquel em trazer uma personagem mulher, que sim, se permite viver um amor (morno é verdade), mas que não vive a espera do Vicente, seu interesse amoroso, Conceição é empenhada na vida intelectual e na vida de caridade, sempre com o prazer de ajudar o próximo nos “campos de concentração” nordestinos.
“O Quinze” é uma obra histórica, sem dúvida é um clássico da literatura nordestina e brasileira, é um retrato do sofrimento que a seca, escrito brilhantemente que colocou Raquel no cenário da Literatura nacional.
Siga nosso instagran: @mais.um_capitulo
Se inscreva em nosso canal: Mais Um Capítulo
Você parece "Conceição" com suas "Donas Marocas"
O que mais me encanta nesse livro é a sensação de está na calçada da minha casa, ouvindo minha avó e minhas tias-avós contarem as histórias que há nele.